Transformação de caráter requer reconhecimento
No capítulo 32 do livro de Gênesis a Palavra relata uma luta entre Jacó e o Anjo do Senhor. O texto diz que assim que Jacó atravessou um pequeno trecho do rio Jaboque, ficou sozinho e lutou com o Anjo do Senhor. Mas nessa luta, Jacó foi marcado na juntura de sua coxa e, de acordo com a Bíblia, o próprio Jacó disse que não deixaria o Anjo ir embora até que ele fosse abençoado.
O destaque nesta história não é o fato de Jacó ter insistido em ser abençoado, mas sim de que o Anjo perguntou qual era o seu nome. No entanto, é óbvio que o Anjo sabia o nome de Jacó. A questão é: por que ele perguntou? Com certeza, a sua pergunta tinha uma razão. E realmente tinha. Jacó foi levado a pronunciar o seu nome por causa de seu significado.
O nome Jacó significava “enganador” ou “aquele que passa por cima”. E para ser transformado, Jacó precisava reconhecer seus erros. Por isso ele foi levado a pronunciar seu nome, que dizia quem ele era.
A lição que nós podemos tirar dessa história é que um caráter só pode ser transformado quando há reconhecimento do que precisa ser mudado. A consequência foi que o Senhor deu um novo nome ao seu servo. E ele passou a se chamar Israel, que significa “príncipe com Deus”.
Por isso, se você precisa reconhecer alguns de seus erros, faça isso hoje. O Senhor quer que você se arrependa e reconheça que precisa de transformação. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário