Translate

domingo, 30 de dezembro de 2018

Cuide de seus PASTORES, Ame seu Líder.

Pastores também choram: o que o suicídio entre líderes está dizendo à Igreja?

Por Psicóloga Marisa Lobo
A morte do pastor Andrew Stoecklein, da Igreja Inland Hills, na Califórnia (EUA), ocorrida no dia 25 de agosto, está repercutindo no mundo inteiro, chamando atenção para algo que apesar de pouco falado e até mesmo considerado, é uma realidade que precisa da nossa atenção e compreensão, que é a depressão e a enorme carga emocional que os verdadeiros pastores carregam em suas costas em prol do Reino de Deus.
No caso de Andrew, os noticiários informaram que ele sofria de depressão e ansiedade, lutando contra isso por anos. Não temos como saber detalhes dessa condição, mas como profissional de saúde mental posso confirmar que sim, muitas vezes isso é uma realidade emocional que ocorre em silêncio, de forma que poucas pessoas sabem, senão os mais íntimos e olhe lá. É por isso que o choque ao saber da notícia é tão grande. Mas, como assim em silêncio?
Os pastores, líderes de modo geral, são pessoas que sempre pensam em primeiro lugar nas suas ovelhas. Se ele está ferido, mas enxerga outra pessoa ferida precisando de ajuda, ele é capaz de ignorar por um momento a dor da sua própria ferida para ajudar na cura da outra pessoa. Estou me referindo às questões emocionais, espirituais, sociais e até econômicas. Essa capacidade de abdicação e iniciativa é uma das características mais marcantes da liderança, especialmente da vocação ministerial.
Muitos desses líderes sofrem em silêncio por acreditar que não devem acrescentar sofrimento na vida de pessoas que ele mesmo cuida. Então, ao invés de compartilhar suas dificuldades pessoais, ele guarda para si, preferindo manter uma aparência de força e fé inabaláveis em benefício de outras pessoas. Mas é muito preocupante, porque termina fazendo com que o sofrimento pessoal não seja tratado, gerando um acúmulo de angústia e outros problemas que podem acarretar em doenças como a depressão.
Já no estágio depressivo, a perspectiva de mundo da pessoa pode ser alterada, de modo que o pensamento suicida pareça atraente, como forma de se livrar da enorme carga emocional negativa. Nada disso é solução e o extremo de tirar a própria vida pode ser evitado. Todavia, para evitar isso precisamos entender algumas coisas simples como igreja, mas também como líderes.
O cuidado é mútuo entre membros e pastores
Tenho entre meus contatos no Facebook o pastor e escritor Geremias Couto. Ele fez uma postagem que chamou minha atenção, acredito que em referência ao caso de Andrew: “Pastores também choram”! Essa foi a frase escrita por Couto, de forma direta e taxativa, sem qualquer acréscimo. Ele conseguiu transmitir com muita objetividade algo óbvio, mas que nós, como membros de igrejas, muitas vezes parecemos não enxergar e nem entender, o fato de que esse choro pode ser de angústia, tristeza e solidão.
Alguns colegas pastores dizem que a caminhada pastoral é solitária. Essa solidão, no entanto, não diz respeito necessariamente à companhia de pessoas, mas ao cuidado que se recebe delas. O pastor, antes de líder, também é um ser humano como qualquer outro. Quando Cristo em Lucas 10:1 enviou 70 discípulos para evangelizar, Ele teve o cuidado de enviá-los “de dois em dois”, demonstrando o quanto é importante e necessário o cuidado mútuo. A passagem nos ensina que não podemos caminhar na fé sozinhos, e isso vale para todos, incluindo os pastores. A outra pessoa do lado é justamente a que vai nos ajudar quando a carga estiver muito pesada. Mas quantos pastores possuem esse parceiro de caminhada?
O pastor Josué Gonçalves também comentou a morte de Andrew, em sua conta no Instagram, dizendo que esse acontecimento “serve como um sério alerta para nós pastores repensarmos a forma como estamos cuidando da nossa própria saúde emocional, físicos e espiritual”. Ele está certo e eu, como profissional da psicologia, afirmo que esse repensar deve incluir a necessidade de pastores pastorearem pastores. Na clínica psicológica, por exemplo, é importantíssimo termos colegas em quem possamos confiar, para dividir parte do que absorvemos na escuta clínica. Esse acompanhamento feito por outro profissional é uma recomendação de muitos autores, e na vida espiritual não deve ser diferente. Pastores precisam não apenas dos cuidados da igreja, como também do acompanhamento pastoral de outros colegas.
Assim, quero reforçar aqui em primeiro lugar a necessidade da igreja amar e cuidar dos seus pastores, enxergá-los como líderes e esperar deles essa liderança, sim, mas sem esquecer que também são pessoas que choram, passam necessidades e precisam de tudo o que eu e você precisamos. Em segundo, a necessidade de pastores terem outros pastores como companheiros de caminhada. Não contatos, simplesmente, mas amigos e irmãos em Cristo, pessoas reais que possam dividir momentos de fé e experiência.
Por último, quero lembrar que não podemos desprezar a realidade psicológica de alguns casos específicos. Se você é um líder que acredita estar sofrendo de depressão, ansiedade ou estresse busque ajuda. Não fique isolado e não ache que outras pessoas não vão lhe entender. Reconhecer o problema e assumir o sofrimento é o primeiro passo para lutar contra ele, não importa qual seja. Acima de tudo, não esqueça que é na fraqueza que o nosso poder é aperfeiçoado, basta olhar para Cristo.
“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” (II Coríntios 12:10).
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Oi pessoal meu nome é  Cristiane reis , tenho um canal no YouTube e desde já te convido a fazer parte da minha família. Vai lá faz uma visitinha pra mim se inscrevam .
Me mande perguntas , vai ser um prazer te responder.



quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Neste momento ,não sei como você estar , não  sei quais são suas dores ,seus problemas,suas preocupações ,seus medos , suas angústias.
Mais de uma coisa eu sei e  tenho certeza há  no céu um Deus cuidadoso que zela por nós,que nos ama.
Que te criou da maneira que você é.
Sabia que você é muito importante é muito especial para Deus?
Sim você é  , e ele não  quer te ver tão  triste assim , com esses pensamentos obscuros na cabeça. Sabia que meu Deus te ama tanto que deu seu único filho por nós naquela cruz.
Esse amor de Deus é  capaz de mudar a sua história ,por completo, pare pense quanto tempo você  já perdeu não  dando ouvidos a ele.
Então agora é  a hora  comece uma nova história e essa conserteza será escrita pelo dedo de Deus.
Você  não  está sozinha(o)Deus  te ama.







sexta-feira, 9 de novembro de 2018

terça-feira, 17 de julho de 2018

Fica Em Paz Ministério Flordelis


Fica Em Paz

Pois é, venci, mas isso não me faz melhor do que ninguém
Pois é, sofri, mas antes de mim outros sofreram também
Não sou o primeiro que sofreu nessa vida
Nem tão pouco o último que conseguiu vencer
Não sou o primeiro que teve feridas, que fizeram cicatrizes e não dá para esquecer
Mas a proposta que satanás quer usar
É que eu preciso humilhar quem me humilhou há um tempo atrás
Mas ouço a voz de Cristo dizendo assim
Se você quer imitar a mim, perdoe os inimigos e viva em paz

Viva em paz, eu ainda luto por você, então fica em paz
Sou Eu mesmo que trabalho por você, então fica em paz
Pensamentos de vingança não provêm do Meu trono
Fica em paz, pois ainda tem muita coisa para acontecer
Inimigos ou amigos, todos eles vão ter que ver
Você é Meu servo, é Meu amigo, você tem Dono
Fica em paz, você não vai dar resposta para ninguém
Já diz o compositor: Quem tem, tem
Eu não me responsabilizo pelo desabafo que você vai fazer
Fica em paz, Eu já provei quem Sou na sua vida
Quando fecharam tudo, Eu abri saída

para você



seja grato pelas pessoas dificeis.


segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

SEJA FORTE, DEUS É CONTIGO.



Não fui eu que ordenei a você? *Seja forte e corajoso!* Não se apavore nem desanime, pois o Senhor , o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Josué 1:9

Eu não o que você está passando, mas uma coisa eu sei, Deus está vendo tudo isso, e não pense que Ele esqueceu de você ou que não ouve as suas orações, Ele está atento a tudo, Ele está vendo quem está tentando te enganar, mas acredite, nada nem ninguém escapa do nosso Senhor, os seus olhos estão atentos sobre cada um de nós e no momento certo Ele agirá a nosso favor, porque Ele é bom e nos ama muito.

Muitas vezes pensamos em desistir, só porque as coisas não aconteceram do jeito que queriamos, aí já pensamos que tudo acabou e que não tem mais jeito, mas a palavra nos manda ser forte, corajoso, ter bom ânimo, porque Deus está conosco e Ele nos dará a vitória.

*Essa batalha que você está enfrentando não é sua, esse luta é do Senhor, você é apenas a pessoa que Ele escolheu para essa missão, então confie, acredite, vai dar tudo certo.*

Não se desespere achando que está sozinho, porque por mais que as pessoas te abandonem, Deus jamais te abandonará.

*Não tenha medo do que as pessoas falam, acredite na palavra do seu Deus, e confie naquilo que Ele te falou, SEJA FORTE, tenha fé, coragem, não adianta fugir, encare o problema de frente, ninguém vence batalha sem lutar, e nessa luta você tem a sua frente o general que nunca perdeu uma batalha, Jesus Cristo de Nazaré.*

*Agora é a hora de avançar, de fazer tudo aquilo que o Senhor tem te ordenado e você tem se negado a fazer, obedeça a voz do seu pai, e creia que Ele sempre estará contigo, para te livrar e te proteger.*

_Que Deus abençoe a sua vida, a sua casa e toda a sua família em nome do Senhor Jesus Cristo._

sábado, 20 de janeiro de 2018

Deus é sua esperança

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. Salmo 42:11
 Quando vem o desânimo, declare que Deus é sua esperança! Mude seus pensamentos e você verá a ação de Deus em sua vida.
Inspire-se na palavra de Deus e renove seu ânimo!

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:8